Brilhos portugueses no ‘ranking’ mundial

 Por António Vieira Pacheco
Mariana Paiva aproximou-se no top 200.


Num abril em que a primavera dança com o vento, três nomes portugueses florescem discretamente no cenário global do badminton. Mariana Paiva, e a dupla determinada de Bruno Carvalho e Diogo Glória, brilham no mais recente ‘ranking’ mundial divulgado pela BWF — Badminton World Federation.

Embora a sua participação no Campeonato da Europa Individual da semana passada tenha terminado na primeira ronda, os 880 pontos conquistados traduziram-se em passos firmes e promissores na longa caminhada rumo à elite.

Para Bruno Carvalho, veterano de 23 torneios no último ano, o impacto foi neutro — permanece na 194.ª posição com 9350 pontos, defendendo o que já era seu. Mas é em Mariana Paiva que se vê a centelha do futuro: na sua estreia numa grande competição, escalou 15 posições até à 210.ª, somando agora 7624 pontos e fica a um sussurro do top 200 mundial.

A dupla masculina, com somente nove provas realizadas, agarrou com unhas e raquetas cada um dos pontos conseguidos. Subiram ao 135.º lugar — a sua melhor marca de sempre — acumulando 12.748 pontos e sonham alto: o top 100 parece, agora, uma meta alcançável.

Menção ainda para a dupla mista Bruno Carvalho/Mariana Paiva, que, qual dança em harmonia, avançou uma posição, mantendo-se firmemente no top 200 (186.ª).

Portugal marca presença. E mais do que isso — promete futuro.

Acompanhe os ‘rankings’ oficiais atualizados no site da BWF. Continue ligado aqui no blogue Entrar no Mundo das Modalidades para mais atualizações do desporto de raquetas nacional e internacional!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

FPT continua em festa

Gilberto Garrido é um farol da Madeira

José Santos, o árbitro mais antigo do ténis de mesa