Avançar para o conteúdo principal

Angelina Voloshchuk sem argumentos no Jamor

🖋️Por: António Vieira Pacheco

📸 Créditos: Federação Portuguesa de Ténis

⏱️ Tempo de leitura: 2 minutos


 

Angelina diz adeus, ao Jamor!
Angelina não conseguiu surpreender uma das favoritas ao título.

A missão era difícil e, no fim, confirmou-se. Angelina Voloshchuk, 401.ª mundial, viu o percurso interrompido na segunda ronda do Women’s Indoor Oeiras Open 2. Quem bloqueou a sua progressão foi a neerlandesa Suzan Lamens, terceira cabeça de série e 109.ª da hierarquia do WTA.

 Lamens confirmou a superioridade com um triunfo por 6-1 e 6-4, em 73 minutos de jogo. Foi a 13.ª vitória da neerlandesa no Jamor em apenas 14 confrontos, mantendo uma sequência impressionante desde abril de 2024, quando somou nove triunfos consecutivos na terra batida do Estádio Nacional. Incluindo quatro jogos pelo seleto grupo laranja, entre eles uma vitória frente a top 10 Jeļena Ostapenko, e cinco para conquistar o histórico Oeiras Ladies Open 125.

A neerlandesa evidenciou, com inexorável maestria, a razão pela qual é reputada como atleta de plêiade, pertencente à mais alta estirpe do desporto de alto rendimento. Cometeu apenas 25 erros não forçados frente aos 36 de Voloshchuk, apresentou grande cadência de jogo e escolheu com precisão os momentos apropriados para atacar. Cada decisão sua refletiu experiência e leitura do jogo, sobretudo do lado direito do campo.

Resistência da jovem portuguesa


Apesar de no primeiro ‘set’ ser dominada, Voloshchuk, 18 anos, lutou para manter-se viva no encontro. Já vinha de triunfos marcantes: derrotou a ex-top 40 Elina Avanesyan na primeira ronda e, na semana passada, teve dois match points diante da italiana Lucrezia Stefanini. Hoje chegou a liderar 3-1 no segundo ‘set’, mostrando garra e capacidade de competir de igual para igual.

Momentos decisivos

Apesar da luta, Lamens manteve o controlo nos pontos críticos. Voloshchuk só voltou a criar oportunidades no derradeiro jogo, somando quatro para empatar o parcial.

Mesmo com a derrota, a portuguesa sai do Jamor com confiança. O início de 2026 já inclui a quinta meia-final da carreira, no W75 do Porto, e é a jogadora portuguesa com mais vitórias na temporada. A tenista de Alverca contabiliza seis triunfos até agora.

Lamens segue para os quartos de final e enfrentará a búlgara Viktoriya Tomova, oitava pré-definida e ex-top 100 (153.ª atual, 46.ª em julho de 2024).

No Jamor, Lamens reafirma a sua condição de favorita, enquanto Voloshchuk reforça experiência e persistência, prometendo crescimento constante no circuito feminino.

Leia também: Matilde Jorge brilha em azul no Jamor Próxima notícia: Matilde Jorge escreve história no Jamor

Comentários

Mensagens populares deste blogue

André Carreiras: precisão e disciplina nas mesas e na vida

🖋️ Por:   António Vieira Pacheco 📸   Créditos:  Direitos Reservados ⏱️  Tempo de leitura: 5  minutos André tem um percurso exemplar nos estudos, conciliando com o desporto. Influência de Viana do Castelo e do mar André Carreiras, 20 anos, natural de Viana do Castelo, atleta de ténis de mesa, carrega consigo a harmonia que se encontra entre o mar e o vento da sua cidade natal. Desde cedo, a ligação com o oceano moldou o caráter e a forma de encarar desafios. O contacto diário com o mar transmitiu-lhe paciência, constância e resiliência. Essas qualidades mostraram-se essenciais tanto no desporto quanto nos estudos. “Viana do Castelo deu-me um certo equilíbrio entre humildade e ambição. É uma cidade calma, onde o trabalho conta mais do que o barulho. No ténis de mesa e nos estudos isso traduziu-se em disciplina e foco desde cedo”, sublinha.  Crescer junto ao oceano ajudou-o a compreender a importância da persistência. “O oceano ensina paciência, respeit...

Diogo Glória: “Não devemos tentar vencer o medo, mas usá-lo como alavanca”

  🖋️ Por:   António Vieira Pacheco 📸   Créditos:  Direitos Reservados/Federação Portuguesa de Badminton ⏱️  Tempo de leitura:  6   minutos Diogo Glória adora estar no recinto de jogo. O percurso até ao recinto Na véspera do Campeonato Nacional de Badminton absoluto, onde é um dos principais candidatos ao título,  Diogo Glória  recebeu o   Entrar no Mundo das Modalidades  para uma conversa sobre o jogo, a mente e os sonhos que o movem. Com somente 23 anos, o atleta natural de Peniche representa a equipa algarvia CHE Lagoense e concilia o desporto de alta competição com o curso de medicina. Entre raquetes, volantes e horas de treino — visíveis e invisíveis —, o jovem atleta partilha a sua visão sobre o jogo, a mente e os sonhos que o movem. Entrar no Mundo das Modalidades (EMM)   — Como o badminton entrou na sua vida — foi amor à primeira raquete ou uma paixão que cresceu com o tempo? Diogo ...

Telma Santos: A rainha do badminton

🖋️ Por:  António Vieira Pacheco 📸   Créditos:  Arquivo de Telma Santos  🎥   Créditos  RTP e João Boto ⏱️  Tempo de leitura:  6   minutos Telma Santos esteve presente em duas edições dos Jogos Olímpicos. No mosaico do desporto português, há nomes que brilham por resultados e outros por legado. Telma reúne ambos.  Natural de Peniche — cidade onde o mar molda a paisagem e o carácter — carrega no peito a força da sua terra.  Neste 42.º aniversário, o  Entrar no Mundo das Modalidades  presta-lhe homenagem com este retrato da sua jornada. Mais do que uma atleta, um símbolo Ela jogava, nós vibrávamos! Suor e boa disposição! Telma Santos continua a manter a forma. Quando jogava, o público vibrava com as suas jogadas, com suor e com boa disposição.  Ex-atleta olímpica, representou Portugal nos Jogos de Londres, em 2012, e Rio de Janeiro, em 2016.  Hoje, é selecionadora nacional, liderando com a mesma paixão...