Avançar para o conteúdo principal

Borges retorna ao deserto para vencer

Por António Vieira Pacheco 

Maiato entra com o pé direito em Indian Wells
Nuno Borges estreia-se com vitória em Indian Wells.

Após uma temporada histórica em 2024, que incluiu o seu primeiro título ATP, ao superar o retirado espanhol Rafael Nadal em terra batida, e a estreia no top 30, Nuno Borges tem agora a responsabilidade de consolidar a sua posição no topo do ténis mundial. 

O número 1 português lida com as exigências do circuito de forma notável, conquistando triunfos em todos os torneios que disputou este ano, além de estar sempre competitivo contra os melhores. As suas derrotas do corrente ano aconteceram contra jogadores de topo, como Carlos Alcaraz, Andrey Rublev e Félix Auger-Aliassime, além de oponentes em boa forma, como Zizou Bergs e Jaume Munar.

Esta madrugada, o maiato retornou ao deserto da Califórnia e deu um passo importante ao conquistar a sua 51.ª vitória de carreira — agrega os êxitos, em provas do ATP (36), Grand Slam (10) e Taça Davis (5) — alcançada após dominar o francês Arthur Rinderknech (87.º). Esse triunfo culminou num 6-1, 5-7 e 6-2 e marcou a sua primeira vitória em Indian Wells.

Borges alcançou agora vitórias em quatro torneios Masters 1000 diferentes: Indian Wells (1), Roma (4), Canadá (2) e Cincinnati (1), mantendo-se como o segundo tenista português com mais vitórias nesta categoria (8), somente atrás de João Sousa (27) e Frederico Gil (9).

 Sublinhe-se que, em 2023, foi eliminado no ‘qualifying’ pelo espanhol Pablo Andújar, e em 2024, caiu na primeira ronda contra o francês Arthur Fils. No entanto, a sua confiança cresce com o progresso da temporada, e o seu desempenho tem sido mais sólido a cada jogo.

Lidador feliz.
O momento em que Borges vai cumprimentar o adversário.

Agora, Borges prepara-se para o seu próximo desafio: enfrentar o búlgaro Grigor Dimitrov, número 15 do mundo, numa segunda eliminatória de grande calibre. O português, que já derrotou Dimitrov no Australian Open de 2024, tem boas memórias desse encontro e acredita que pode continuar a sua caminhada rumo ao topo do ténis mundial. Se vencer, o Lidador somará mais uma importante vitória na sua carreira, que já o coloca em paridade com o histórico Frederico Gil em termos de vitórias em Masters 1000.

O sucesso de Borges em Indian Wells representa também um marco para o ténis português, que continua a mostrar-se forte no circuito ATP. O Lidador, de 28 anos, que se destaca pela sua competência em hard courts, especialmente ao ar livre, continua a elevar o nome de Portugal no cenário internacional.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

André Carreiras: precisão e disciplina nas mesas e na vida

🖋️ Por:   António Vieira Pacheco 📸   Créditos:  Direitos Reservados ⏱️  Tempo de leitura: 5  minutos André tem percurso exemplar nos estudos, conciliando com o desporto. Influência de Viana do Castelo e do mar André Carreiras, 20 anos, natural de Viana do Castelo, atleta de ténis de mesa, carrega consigo a harmonia que se encontra entre o mar e o vento da sua cidade natal. Desde cedo, a ligação com o oceano moldou o seu carácter e a sua forma de encarar desafios. O contacto diário com o mar transmitiu-lhe paciência, constância e resiliência. Essas qualidades mostraram-se essenciais tanto no desporto quanto nos estudos. “Viana do Castelo deu-me um certo equilíbrio entre humildade e ambição. É uma cidade calma, onde o trabalho conta mais do que o barulho. No ténis de mesa e nos estudos isso traduziu-se em disciplina e foco desde cedo”, sublinha.  Crescer junto ao oceano ajudou-o a compreender a importância da persistência. “O oceano ensina paciência, r...

Diogo Glória: “Não devemos tentar vencer o medo, mas usá-lo como alavanca”

  🖋️ Por:   António Vieira Pacheco 📸   Créditos:  Direitos Reservados/Federação Portuguesa de Badminton ⏱️  Tempo de leitura:  6   minutos Diogo Glória adora estar no recinto de jogo. O percurso até ao recinto Na véspera do Campeonato Nacional de Badminton absoluto, onde é um dos principais candidatos ao título,  Diogo Glória  recebeu o   Entrar no Mundo das Modalidades  para uma conversa sobre o jogo, a mente e os sonhos que o movem. Com somente 23 anos, o atleta natural de Peniche representa a equipa algarvia CHE Lagoense e concilia o desporto de alta competição com o curso de medicina. Entre raquetes, volantes e horas de treino — visíveis e invisíveis —, o jovem atleta partilha a sua visão sobre o jogo, a mente e os sonhos que o movem. Entrar no Mundo das Modalidades (EMM)   — Como o badminton entrou na sua vida — foi amor à primeira raquete ou uma paixão que cresceu com o tempo? Diogo ...

FPT continua em festa

Por Manuel Pérez Créditos: FPT. Futuro da Federação de sorriso dourado. A Federação Portuguesa de Ténis viu ser ontem saciada por maioria e talvez com um louvor à confiança, a AG virada para a apresentação, discussão e votação do Relatório e Contas de 2024. Juntaram-se todos os membros dos órgãos sociais, os vários delegados das 13 associações regionais, mais os dos treinadores e dos jogadores. Quiçá renascida das cinzas a dos árbitros, também, segundo informação local. Tudo indica que o novo CEO/secretário-geral tenha assistido ao concílio. Uma honraria histórica, tratando-se de um vice-recém-eleito-presidente do Comité Olímpico Português e logo na primeira AG em Ponta Delgada. Sem a habitual presença de jornalistas nas reuniões magnas, presumo que a parte que interessava a todos(as) era confirmar a subida de cotação dos ovos de ouro, depois de há ano o RC'2023 ser aprovado, graças a 1,6 milhões de euros de resultado líquido e 8,8 milhões de euros de situação líquida. Também a...