Avançar para o conteúdo principal

Matilde Jorge, Gabriela Amorim e Voloshchuk recebem convites para o WTA de Oeiras

🖋️Por: António Vieira Pacheco

📸 Créditos: Federação Portuguesa de Ténis

⏱️ Tempo de leitura: 3 minutos

Angelina recebe wild-card para o Jamor.
Angelina contemplada com bilhete dourado para o quadro principal.

Wild-cards dão cor ao quadro principal

Matilde Jorge, Angelina Voloshchuk e Gabriela Amorim receberam wild-cards. Elas juntam-se a Francisca Jorge no quadro principal de singulares do Women’s Indoor Oeiras Open.

É o primeiro de dois WTA 125 consecutivos organizados pela Federação Portuguesa de Ténis no Jamor, até 22 de fevereiro. O torneio começa às 12h deste domingo. Na fase de qualificação estarão também Sara Lança e Analu Freitas, outras duas jogadoras nacionais.

Bilhetes dourados na qualificação

Sara Lança (1201.ª WTA) estreia-se contra a alemã Noma Noha Akugue (268.ª, ex-142.ª). Hoje, Akugue terminou como vice-campeã de pares do ITF W50 do Porto. Será a quarta cabeça de série da fase prévia.

Analu Freitas (1391.ª WTA) enfrenta a eslovena Dalila Jakupovic (388.ª), oitava favorita. As duas disputam os chamados bilhetes dourados, que dão acesso ao quadro principal.

Experiência nacional em evidência

No quadro principal, Francisca Jorge (212.ª WTA) foi a única portuguesa com entrada direta. Agora terá a companhia das wild cards Matilde Jorge (287.ª), Angelina Voloshchuk (409.ª) e Gabriela Amorim (17 anos).

Francisca, Matilde e Angelina já chegaram aos quartos de final nas provas do WTA 125 em Portugal. As irmãs vimaranenses brilharam no Oeiras Open 125 de 2024. Voloshchuk marcou presença no Eupago Porto Open de 2025.

Gabriela Amorim é a mais nova do grupo. Tem apenas 17 anos e vai jogar pela primeira vez em um torneio desta dimensão. É um grande passo na carreira da jogadora portuguesa.

O quarteto de wild-cards inclui ainda a russa Alina Korneeva. A jovem, de 18 anos, já foi número um mundial de juniores e campeã de dois Grand Slams de juniores.
No circuito profissional, venceu quatro torneios em Portugal: Figueira da Foz (W100, 2023), Caldas da Rainha (W100, 2024), Leiria e Évora (W50, 2025). Atualmente ocupa o 157.º lugar no ranking mundial, tendo chegado a 128.º.

O sorteio do quadro principal está marcado para amanhã. Entre as jogadoras inscritas, três estão no top 100 mundial:

Viktorija Golubic (81.ª)

Dalma Galfi (93.ª)

Suzan Lamens (95.ª)

Outras jogadoras de destaque:

Katie Boulter (113.ª), campeã WTA recentemente em Ostrava.

Victoria Jimenez Kasintseva (114.ª), vencedora de ITF em Portugal (W25 Loulé 2022 e W75 Lisboa 2024).

 O torneio promete emoção do primeiro ao último ponto. As portuguesas querem brilhar diante do público nacional. As jovens como Gabriela Amorim e Alina Korneeva trazem talento e imprevisibilidade.

O Oeiras Open 125 volta a colocar Portugal no mapa do ténis mundial feminino.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

André Carreiras: precisão e disciplina nas mesas e na vida

🖋️ Por:   António Vieira Pacheco 📸   Créditos:  Direitos Reservados ⏱️  Tempo de leitura: 5  minutos André tem um percurso exemplar nos estudos, conciliando com o desporto. Influência de Viana do Castelo e do mar André Carreiras, 20 anos, natural de Viana do Castelo, atleta de ténis de mesa, carrega consigo a harmonia que se encontra entre o mar e o vento da sua cidade natal. Desde cedo, a ligação com o oceano moldou o caráter e a forma de encarar desafios. O contacto diário com o mar transmitiu-lhe paciência, constância e resiliência. Essas qualidades mostraram-se essenciais tanto no desporto quanto nos estudos. “Viana do Castelo deu-me um certo equilíbrio entre humildade e ambição. É uma cidade calma, onde o trabalho conta mais do que o barulho. No ténis de mesa e nos estudos isso traduziu-se em disciplina e foco desde cedo”, sublinha.  Crescer junto ao oceano ajudou-o a compreender a importância da persistência. “O oceano ensina paciência, respeit...

Diogo Glória: “Não devemos tentar vencer o medo, mas usá-lo como alavanca”

  🖋️ Por:   António Vieira Pacheco 📸   Créditos:  Direitos Reservados/Federação Portuguesa de Badminton ⏱️  Tempo de leitura:  6   minutos Diogo Glória adora estar no recinto de jogo. O percurso até ao recinto Na véspera do Campeonato Nacional de Badminton absoluto, onde é um dos principais candidatos ao título,  Diogo Glória  recebeu o   Entrar no Mundo das Modalidades  para uma conversa sobre o jogo, a mente e os sonhos que o movem. Com somente 23 anos, o atleta natural de Peniche representa a equipa algarvia CHE Lagoense e concilia o desporto de alta competição com o curso de medicina. Entre raquetes, volantes e horas de treino — visíveis e invisíveis —, o jovem atleta partilha a sua visão sobre o jogo, a mente e os sonhos que o movem. Entrar no Mundo das Modalidades (EMM)   — Como o badminton entrou na sua vida — foi amor à primeira raquete ou uma paixão que cresceu com o tempo? Diogo ...

Telma Santos: A rainha do badminton

🖋️ Por:  António Vieira Pacheco 📸   Créditos:  Arquivo de Telma Santos  🎥   Créditos  RTP e João Boto ⏱️  Tempo de leitura:  6   minutos Telma Santos esteve presente em duas edições dos Jogos Olímpicos. No mosaico do desporto português, há nomes que brilham por resultados e outros por legado. Telma reúne ambos.  Natural de Peniche — cidade onde o mar molda a paisagem e o carácter — carrega no peito a força da sua terra.  Neste 42.º aniversário, o  Entrar no Mundo das Modalidades  presta-lhe homenagem com este retrato da sua jornada. Mais do que uma atleta, um símbolo Ela jogava, nós vibrávamos! Suor e boa disposição! Telma Santos continua a manter a forma. Quando jogava, o público vibrava com as suas jogadas, com suor e com boa disposição.  Ex-atleta olímpica, representou Portugal nos Jogos de Londres, em 2012, e Rio de Janeiro, em 2016.  Hoje, é selecionadora nacional, liderando com a mesma paixão...