WTT inicia nova era com mudanças históricas

WTT aumentou prémios monetários para os atletas

O World Table Tennis (WTT) inicia uma nova fase ousada nos seus eventos ao implementar alterações significativas para elevar o prestígio da WTT Series, sem descurar o bem-estar e a sustentabilidade das carreiras dos jogadores. 

As mudanças mais recentes seguem-se às melhorias introduzidas em dezembro de 2024, para criar o melhor ambiente possível para os atletas, independentemente do seu nível.

Uma das alterações mais significativas é a eliminação da participação obrigatória nos WTT Grand Smash. Presentemente, serão convidados, conforme as normas em vigor, para os três torneios restantes do corrente ano — o United States Smash (de 3 a 13 de julho), o Europa Smash (de 14 a 24 de agosto) e o China Smash (de 25 de setembro a 5 de outubro). 

Os atletas terão também direito a duas isenções anuais para o WTT Champions, o que lhes permitirá gerir melhor as agendas. A primeira isenção será válida a partir da prova de Incheon, que decorre de 1 a 6 de abril.

Aumento de prémios em dinheiro de 1 milhão de dólares!

O WTT anunciou igualmente um aumento significativo no prémio em dinheiro, acrescentando um milhão de dólares para reforçar os incentivos financeiros aos melhores desempenhos. Este aumento será aplicável a todos os níveis de eventos da WTT Series, com especial destaque para a adição de 500.000 dólares nas competições de pares masculinos, femininos e mistos, distribuídos da seguinte forma:

  • Grand Smash: 50.000 dólares por evento
  • Star Contender: 25.000 dólares por evento
  • Contender: 15.000 dólares por evento

O WTT aumentou o prémio das Finais do WTT em 500.000 dólares, totalizando em 1,3 milhões.

Outro avanço importante é a criação do “bilhete dourado”, uma oportunidade exclusiva para os medalhistas de ouro olímpicos competirem em todos os quatro WTT Grand Smash e os seis eventos WTT Champions. Este privilégio será válido por quatro anos após a conquista olímpica, garantindo que estes atletas continuem a fazer parte do núcleo da WTT Series.

O WTT explora igualmente a possibilidade de introduzir mais jogos, no formato à melhor de sete, para criar confrontos mais intensos e envolventes para o público. Esta alteração alinha-se com os padrões de grandes eventos desportivos internacionais, como os Jogos Olímpicos. Além disso, é avaliada a possibilidade de ajustar o número de jogadores classificados nos eventos da WTT Series, para promover uma competição mais equilibrada.

Essas alterações são apenas o começo, já que o WTT trabalha ainda na melhoria das condições para os mesa-tenistas. Está alinhar o calendário de 2026 com as provas da ITTF e outros eventos internacionais, nacionais e de clubes, otimizando a programação e a participação.

Petra Sörling, Presidente da ITTF, e Liu Guoliang, Presidente do Conselho do WTT, destacaram a importância do ‘feedback’ dos jogadores na implementação destas modificações, enquanto Steve Dainton, Diretor Executivo do WTT, manifestou confiança de que essas mudanças tornarão os eventos ainda mais atrativos.

Com estas transformações, o organismo reforça a sua missão de criar uma plataforma de competição de classe mundial, focada no atleta, e de elevar o envolvimento dos adeptos em todo o mundo.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

FPT continua em festa

Gilberto Garrido é um farol da Madeira

José Santos, o árbitro mais antigo do ténis de mesa