Avançar para o conteúdo principal

Quatro lusos no Dutch Junior Open

  Por António Vieira Pacheco 

Portugueses presentes no país das tulipas
Portugueses presentes nos Países Baixos.

Os portugueses Tiago Berenguer, Alexandre Bernardo, Mafalda Avelino e Érica Glória marcarão presença no Yonex Dutch Junior Open 2025, que se realizará, em Haarlem, nos Países Baixos, entre 26 de fevereiro e 2 de março. A competição, integrada no circuito International Grand Prix, contará com alguns dos melhores juniores mundiais, e os representantes nacionais prometem dar o seu melhor.

Tiago Berenguer, campeão nacional de seniores e 12.º do ‘ranking’ mundial, lidera a comitiva portuguesa. O atleta, sétimo cabeça de série, estará isento da primeira ronda e jogará com o vencedor do duelo entre Cheung Sai Shing (431.º) de Hong Kong e Jonas Gillet (211.º) de França, na 2.ª ronda. Berenguer é o melhor jogador europeu em competição e estará, sem dúvida, a lutar por um lugar entre os melhores do torneio.

A acompanhar Berenguer, Alexandre Bernardo (85.º), terá um difícil desafio logo na eliminatória de abertura, onde medirá forças com o norueguês Jakob Langeland Risa (262.º). O jovem português, talentoso e com muita ambição, procurará ultrapassar este obstáculo para avançar na prova.

No setor feminino, Mafalda Avelino (170.ª), que no passado fim de semana venceu a sua primeira competição sénior, jogará, na ronda inaugural, com, a atleta de Singapura, Likwan Sophie Aleena (637.ª). Por sua vez, Érica Glória (557.ª) terá pela frente a belga Lieke Van Parys (190.ª). Ambas as jogadoras portuguesas entram no torneio para se destacarem e continuar o seu crescimento no cenário internacional.

Além das provas individuais, os quatro lusos também estarão presentes nas variantes de pares. Nas duplas masculinas, Tiago Berenguer e Alexandre Bernardo, o qual são os sextos cabeças de série, começam a sua participação na segunda ronda, onde enfrentarão um par asiático. Já em pares masculinos, Mafalda Avelino e Érica Glória têm um sorteio difícil, uma vez que defrontarão as primeiras cabeças de série, Kodchaporn Chaichana e Pannawee Polyiam, da Tailândia.

Com um grupo talentoso e motivado, a participação dos atletas portugueses no Yonex Dutch Junior Open 2025 promete trazer momentos de grande emoção e, quem sabe, algumas surpresas no universo do badmínton.

 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

André Carreiras: precisão e disciplina nas mesas e na vida

🖋️ Por:   António Vieira Pacheco 📸   Créditos:  Direitos Reservados ⏱️  Tempo de leitura: 5  minutos André tem um percurso exemplar nos estudos, conciliando com o desporto. Influência de Viana do Castelo e do mar André Carreiras, 20 anos, natural de Viana do Castelo, atleta de ténis de mesa, carrega consigo a harmonia que se encontra entre o mar e o vento da sua cidade natal. Desde cedo, a ligação com o oceano moldou o caráter e a forma de encarar desafios. O contacto diário com o mar transmitiu-lhe paciência, constância e resiliência. Essas qualidades mostraram-se essenciais tanto no desporto quanto nos estudos. “Viana do Castelo deu-me um certo equilíbrio entre humildade e ambição. É uma cidade calma, onde o trabalho conta mais do que o barulho. No ténis de mesa e nos estudos isso traduziu-se em disciplina e foco desde cedo”, sublinha.  Crescer junto ao oceano ajudou-o a compreender a importância da persistência. “O oceano ensina paciência, respeit...

Diogo Glória: “Não devemos tentar vencer o medo, mas usá-lo como alavanca”

  🖋️ Por:   António Vieira Pacheco 📸   Créditos:  Direitos Reservados/Federação Portuguesa de Badminton ⏱️  Tempo de leitura:  6   minutos Diogo Glória adora estar no recinto de jogo. O percurso até ao recinto Na véspera do Campeonato Nacional de Badminton absoluto, onde é um dos principais candidatos ao título,  Diogo Glória  recebeu o   Entrar no Mundo das Modalidades  para uma conversa sobre o jogo, a mente e os sonhos que o movem. Com somente 23 anos, o atleta natural de Peniche representa a equipa algarvia CHE Lagoense e concilia o desporto de alta competição com o curso de medicina. Entre raquetes, volantes e horas de treino — visíveis e invisíveis —, o jovem atleta partilha a sua visão sobre o jogo, a mente e os sonhos que o movem. Entrar no Mundo das Modalidades (EMM)   — Como o badminton entrou na sua vida — foi amor à primeira raquete ou uma paixão que cresceu com o tempo? Diogo ...

Telma Santos: A rainha do badminton

🖋️ Por:  António Vieira Pacheco 📸   Créditos:  Arquivo de Telma Santos  🎥   Créditos  RTP e João Boto ⏱️  Tempo de leitura:  6   minutos Telma Santos esteve presente em duas edições dos Jogos Olímpicos. No mosaico do desporto português, há nomes que brilham por resultados e outros por legado. Telma reúne ambos.  Natural de Peniche — cidade onde o mar molda a paisagem e o carácter — carrega no peito a força da sua terra.  Neste 42.º aniversário, o  Entrar no Mundo das Modalidades  presta-lhe homenagem com este retrato da sua jornada. Mais do que uma atleta, um símbolo Ela jogava, nós vibrávamos! Suor e boa disposição! Telma Santos continua a manter a forma. Quando jogava, o público vibrava com as suas jogadas, com suor e com boa disposição.  Ex-atleta olímpica, representou Portugal nos Jogos de Londres, em 2012, e Rio de Janeiro, em 2016.  Hoje, é selecionadora nacional, liderando com a mesma paixão...