São Jieni eliminada em Singapura

Imagem
  Créditos: Federação Portuguesa de Ténis de Mesa Já não há representantes portugueses no Smash de Singapura, após a eliminação de Shao Jieni. Apesar da derrota na segunda ronda, frente à chinesa Chen Xingtong, de 27 anos, é um momento importante na sua carreira. Perder por 5-11, 8-11 e 6-11 para uma jogadora deste calibre — a qual é uma das melhores do mundo — não diminui o valor da experiência.  Esta partida permitiu à portuguesa, de 31 anos e atual 51.ª mundial, medir forças contra uma atleta do top 10, o que certamente proporcionou valiosas lições e permitirá um crescimento contínuo para futuros desafios. A asiática, com o seu currículo impressionante, realmente demonstrou porque ocupa o quarto lugar no ‘ranking’ mundial. As suas conquistas, como a medalha de bronze no Campeonato Mundial de 2023, em Durban, e os títulos de campeã mundial por equipas em 2022 e 2024, fazem dela uma referência no cenário internacional. Nesse contexto, a derrota de Shao Jieni, embora difícil...

Fu Yu apura-se para o mapa final do Singapura Smash

A portuguesa dobrou o 'qualifiyng' facilmente
Créditos: FPTM. Fu Yu passeia classe em Singapura

Fu Yu (65.ª mundial) é a terceira portuguesa presente no quadro principal do Singapura Smash, após um triunfo tranquilo na última ronda do 'qualifying'.

A olímpica lusa venceu a croata Hana Arapovic, por 11–5, 11–1, 11–9, num confronto de gerações.

Fu Yu, de 46 anos, esteve em alta rotação durante todo o encontro, controlando o jogo com segurança e impondo-se claramente à adversária mais nova, 26 anos. A jogadora lusitana acelerou o ritmo a cada ponto, deixando a 129.ª da hierarquia mundial sem resposta, que não conseguiu acompanhar o nível de jogo da portuguesa. 

Com uma abordagem agressiva e eficaz, a olímpica lusa não deu margem para surpresa, avançando tranquilamente para o quadro principal do Singapura Smash.

Este sucesso coloca Fu Yu ao lado de Marcos Freitas (56.º) e Shao Jieni (51.ª), os outros dois portugueses a garantir a entrada direta no mapa final, num torneio considerado um dos mais prestigiados do circuito mundial de ténis de mesa. 

A sua participação em Singapura é uma excelente oportunidade para continuar a mostrar o seu talento ao mais alto nível. O seu próximo teste é de grau dificuldade extrema. Na primeira ronda do mapa final, medirá forças com a 'wild-card' chinesa Kuai Man, número 15 mundial.

Shao Jieni, por sua vez, joga com a ‘qualifier’ eslovaca Barbara Balazova (132.ª) e Marcos Freitas defronta o brasileiro Hugo Calderano, número seis do mundo


Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Nova Geração do Ténis de Mesa Português: Promessas em Ascensão

Gilberto Garrido: Um Farol da Madeira

José Santos, o árbitro mais antigo do ténis de mesa

Marcos Freitas Cedeu no Duelo de Gerações!

Patrícia Santos A Arte da Superação

O adeus de Daniela Monteiro às mesas

Inês Matos, o Caminho da Certeza!